Quando se fala em segurança do trabalho, já temos em nossa mente a visão de um cara chato na empresa obrigando os funcionários a utilizarem os protetores auricular ou colocar o óculos né? Aos empresários vem à mente gastos e mais gastos, cumprimentos chatos de legislação que não serve para nada, só dar dor de cabeça, não é mesmo?
Entretanto, o caminho a percorrer não é bem esse não! Desde a implementação de certificações ISO até a gestão de processos trabalhistas, a segurança do trabalho está envolvida e com participação peso dois.
A segurança do trabalho tem como definição, conjunto de medidas multidisciplinar que visa como objetivo adotar medidas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Porém, não é somente isso, podemos dizer que esta definição é apenas a borda de todo o recheio do bolo.
A segurança do trabalho é arte de devolver os funcionários com vida e saudáveis para as suas casas. Também é, fazer da segunda casa (a empresa) do funcionário um local forte e vigoroso. Trabalhamos com a integridade física e mental do colaborador.
Além de proporcionar ao empresário, redução de custos, funcionários satisfeitos e com isso a linha de produção produtiva e o investimento em ganho de credibilidade no mercado.
A elaboração de laudos e programas é uma parte fundamental da segurança do trabalho, mas não se resume em apenas isso. Treinamentos constantes, melhoramento da condição de trabalho, cumprimento com as normas e legislações, implementação de higiene ocupacional, impedir ações trabalhista, multas e penalizações, reduzir custos com exames e médicos, são ações de responsabilidade da segurança do trabalho.
É uma área tão ampla, e de tantos benefícios, que é difícil resumir toda sua importância. Digamos, que se você deseja o futuro de conquistas, precisa cuidar do presente, prevenindo-se!
PROGRAMAS E LAUDOS
Realizar e pôr em prática os laudos e programas de segurança do trabalhos, é um primeiro passo importante para seguir com a maneira correta em sua empresa.
Na segurança do trabalho, existe o programa mais básico e conhecido de todos: o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ele é a base de toda as diretrizes para os próximos passos a seguir.
O PPRA qualifica e quantifica os riscos existentes no setor, na atividade e no local de trabalho.
Através dele surgem outros programas, como o PPR – Programa de Proteção Respiratória e o PCA – Programa de Conservação Auditiva, entre outros.
Existem também os laudos, sendo eles: LTCAT – Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho, que é o laudo previdenciário onde constam as condições de trabalho do funcionário que enseja aposentadoria especial.
Além dos demais laudos, como o de periculosidade e insalubridade, laudos ergonômicos, e etc. Falaremos sobre estes documentos mais detalhadamente em outras publicações.
TREINAMENTOS
O treinamento e capacitação do profissional, é uma das medidas administrativas mais eficazes na área de segurança do trabalho, os treinamentos estão presentes em quase 70% das Normas Regulamentadoras.
Os mesmos devem ser ministrados periodicamente e que seja repassado a todos os procedimentos internos para a garantia de segurança na execução das atividades. O objetivo dos treinamentos e capacitações é educar o colaborador sobre as atitudes preventivas que todos devem ter para reduzir os riscos durante as atividades realizadas na empresa.
Com isso temos o treinamento de NR35 para trabalho em altura, o treinamento de NR33 para espaço confinado, NR18 para indústria da construção civil, NR10 para trabalho com eletricidade, NR12 para operação e manuseio de máquinas e ferramentas, NR06 para o uso correto de EPIs, NR01 para a ordem de serviço da tarefa a ser executada, entre outros…
Existem também os famosos DDS que são conversas diárias com temas abordados voltados a segurança do trabalho, além das palestras promovidas pela CIPA durante a SIPAT da empresa.
OUTROS ASSUNTOS
A segurança do trabalho realiza o trabalho de gestão de perícias trabalhista, auxiliando a empresa em possíveis processos que demandem de nomeação pericial, bem como a prevenção de processos.
Realiza também a gestão do FAP – FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO, onde entrega a Previdência Social os resultados positivos da empresa, podendo reduzir o imposto SAT em até 50%.
Atua na Higiene Ocupacional, para empresas que estão a um passo à frente das outras quando se fala em segurança do trabalho, e de fato estão preocupados com a vida dos funcionários e da empresa.
Além de implementar normas e medidas internas, colaborando com auditorias do Ministério do Trabalho, auxiliando a empresa em demandas mais técnicas como essa. Podendo inclusive realizar auditoria interna para que a empresa consiga tirar certificações internacional ISO de segurança do trabalho, meio ambiente e documentações.
Para ler mais sobre Segurança no Trabalho acesse nosso Blog em https://somasegconsultoria.com.br/blog